1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco rigido interior

 

A Seagate é uma das maiores fabricantes de sistemas de armazenamento no mundo, e para quem pretenda armazenar enormes quantidades de dados, existem agora boas notícias sobre o desenvolvimento de uma nova tecnologia da empresa.

 

A fabricante confirmou recentemente que se encontra a desenvolver os primeiros discos com capacidades de 30 TB, 50 TB e até mesmo 100 TB, devendo chegar ao mercado durante os próximos tempos. Esta será a primeira vez que uma fabricante de sistemas de armazenamento atinge tais capacidades.

 

No entanto, apesar de estarem próximas, não será já em breve que os utilizadores vão poder ter acesso às mesmas. Segundo a empresa, as drives de 30 e 50 TB devem ser produzidas em massa no prazo de cinco anos, enquanto que se espera que os modelos de 100 TB venham a surgir em 2030.

 

Para obter estas elevadas capacidades nos discos, a empresa encontra-se a utilizar uma tecnologia conhecida como HAMR, ou "heat-assisted magnetic recording". Na verdade, a drive de 100 TB HAMR será o objetivo de longa data da empresa para criar um sistema de armazenamento que supere toda a concorrência e permita o armazenamento prolongado de dados.

 

previsões da Seagate para o futuro

 

Apesar de ser aliciante para quem pretenda um disco de elevada capacidade para guardar toda a sua informação, o melhor que se pode adquirir atualmente são as drivers da empresa de 20 TB, que a mesma começou a vender em Dezembro do ano passado – sobretudo para o mercado empresarial e para centros de dados/servidores.

 

Mesmo que ainda faltem alguns anos para que possamos começar a ver estas drivers no mercado em larga escala, sem dúvida que serão boas notícias para quem possui aquela quantidade enorme de dados que nunca são eliminados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech