1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

AMD Ryzen

 

Se realizar o upgrade para o Windows 11 num sistema que tenha os mais recentes chips da AMD Ryzen, prepare-se também para ter a possibilidade de sentir algumas perdas de desempenho.

 

A AMD confirmou que se encontra a investigar um misterioso bug com o Windows 11, que pode levar à perda de desempenho em determinados modelos de processadores da linha Ryzen, e sobre determinadas aplicações.

 

Segundo a empresa, o problema pode afetar todos os processadores da linha que sejam também compatíveis com o Windows 11 – ou seja, praticamente todos os modelos que foram lançados desde 2018.

Um dos problemas reportados encontra-se sobre a cache L3, que pode verificar uma latência consideravelmente superior sobre o Windows 11 – com os testes iniciais da AMD a apontarem para um aumento de quase três vezes mais. O impacto do desempenho em certas aplicações pode atingir entre 3 a 5%. Em jogos este impacto pode ser ainda maior, atingindo os 10-15%.

 

O segundo problema reportado encontra-se relacionado com o “UEFI CPPC2”, que permite ao processador comunicar com o sistema operativo sobre quais os melhores cores para determinadas tarefas, otimizando o desempenho geral do sistema.

A AMD aponta que este sistema não se encontra atualmente a funcionar como esperado, levando a um tratamento de algumas tarefas com um desempenho abaixo do normal.

 

A empresa também afirma que o impacto no desempenho pode ser mais sentido em processadores que tenham menos de 8 cores e mais de 65W de TDP. Até ao momento não existe uma confirmação clara da origem do problema, sendo que tanto pode ser da parte das drivers da AMD como do próprio Windows 11.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech