Atualmente um dos maiores problemas do Windows 11 encontra-se sobre o seu menu de contexto. Este recebeu uma grande atualização, tornando-se mais simples de usar para as principais áreas do sistema.
No entanto, apesar de ser mais simples de usar, focando-se nas tarefas principais, deixa de lado também alguns atalhos importantes do sistema. Por exemplo, muitos utilizadores usavam o menu de contexto para acederem rapidamente a atalhos de alguns programas - como no caso de extrair conteúdos de um ficheiro RAR ou ZIP.
Agora essa tarefa torna-se mais complicada, exigindo passos extra para tal. No entanto, a Microsoft permite que os programadores adaptem as suas aplicações para tirar proveito do novo menu - e alguns estão já a fazer isso mesmo.
O WinRAR foi uma das primeiras aplicações a tirar proveito disso mesmo. O WinRAR 6.10 Beta já se encontra a suportar o novo menu de contexto do Windows 11, incluindo as tradicionais opções para extrair ficheiros no mesmo.
Espera-se que o 7-zip seja o próximo programa a tirar proveito desta funcionalidade, tornando mais simples a tarefa de extrair ficheiros e de comprimir conteúdos. Mas para quem não pretenda esperar, existe sempre o NanaZip, que conta já com integração no Windows 11 e sobre os novos menus - sendo uma variante baseada no 7-zip.
No final, será uma questão de tempo até que mais programadores comecem a aproveitar o novo menu de contexto do Windows para implementar as suas funcionalidades.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!