1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Placa gráfica sobre uma mesa

 

O mercado das gráficas continua a verificar duros problemas para os consumidores, que continuam a ter acesso a um stock bastante limitado de placas, e as que estão disponíveis possuem preços consideravelmente acima do que seria esperado.

 

Na verdade, esta situação não parece vir a melhorar tão cedo, sendo que as mais recentes previsões apontam que o preço se vai manter durante os próximos tempos, ou até agravar. E os dados atuais também comprovam isso mesmo.

 

Segundo um estudo realizado pela empresa 3DCenter, os preços das placas gráficas estão atualmente consideravelmente acima dos valores de revenda fornecidos pelos fabricantes. No caso das placas da Nvidia, o preço médio de venda encontra-se 72% acima dos valores MSRP.

No caso da AMD isso é ainda pior, com o preço médio das gráficas cerca de 83% acima dos valores de MSRP.

 

dados sobre preços das gráficas ao longo do tempo

 

Estes valores são também mais elevados que os registados no mesmo estudo em Setembro, onde se encontrava em 70% para a Nvidia e 74% para a AMD. No caso da AMD, a diferença de preços é sentida sobretudo na linha de gráficas Radeon RX 6000, sendo que na Nvidia nota-se na GeForce RTX 3000.

 

A disponibilidade de stock em ambos os casos parece ter melhorado, mas ainda assim em valores abaixo do que seria necessário para também os preços caírem. O aumento de stock também alivia as quedas que tinham vindo a ser verificadas nos últimos três meses, mas ainda estão longe de ser valores que se possam considerar “saudáveis” para permitir que as placas sejam vendidas novamente a preços normais.

 

Em parte, a falta de stock e aumento de preços tem vindo a ser derivada da mineração de criptomoedas, ainda mais agora que foram descobertas formas de contornar as medidas de proteção da Nvidia e AMD para limitar placas regulares para os consumidores usadas para mineração. A falta de semicondutores no mercado também pode ter afetado o stock de novas unidades e a capacidade das fabricantes produzirem novas unidades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech