1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Placa gráfica em fundo

 

Por esta altura durante o ano passado, a procura por gráficas ainda se encontrava bastante elevada, com falta de stock em praticamente todos os mercados e preços consideravelmente avultados para as que existiam.

 

No entanto, um ano depois, a imagem é completamente diferente. Apesar de as quedas nas vendas terem sido sentidas por toda a indústria, é no setor das placas gráficas que se encontra a verificar valores mínimos históricos.

 

De acordo com o estudo Jon Peddie's 2022, analisando os dados de vendas no mercado, as placas gráficas registaram o valor mais baixo de um trimestre que não era atingido desde 2005.

Tal como aconteceu com vários outros componentes, as gráficas foram as que beneficiaram da procura avultada dos confinamentos em 2020 e 2021, mas a tendência caiu drasticamente para 2022.

 

A NVIDIA, AMD e Intel, em conjunto, enviaram para o mercado cerca de 6.9 milhões de novas placas gráficas no terceiro trimestre de 2022, o que representa uma queda de 47% no valor anual. Para comparação, em 2007 o mercado registou uma queda similar nas vendas, de 47%, antecipando os problemas nos mercados financeiros que viriam a ser sentidos em 2008.

 

vendas das placas gráficas com valores de cada empresa

 

Voltando a 2022, as quedas foram mais sentidas do lado da AMD. Enquanto que a NVIDIA verificou uma queda de 40% nas vendas de placas gráficas, a AMD registou quedas de quase 74% nos valores anuais.

 

Estes valores podem ser justificados não apenas pelo fim das limitações da pandemia, mas também pela queda na procura de gráficas para mineração de criptomoedas, tendo em conta o valor igualmente em queda deste mercado.

 

É possível que os valores venham a melhorar para 2023, mas tudo irá depender do preço a que as principais fabricantes coloquem as suas placas à venda – e tendo em conta que a produção das mesmas também tem vindo a ficar mais cara, isso pode vir a conjugar-se para o lançamento de placas com custos avultados para a grande maioria.

 

Os consumidores estão a optar cada vez mais por gastarem menos em tarefas que sejam consideradas desnecessárias, e a compra de uma nova placa gráfica, ainda mais para sistemas de "topo" será algo que não está na lista de prioridades para muitos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech