1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Placa gráfica da Asus

 

O mercado das placas gráficas encontra-se a sofrer uma drástica alteração face ao que se verificava faz apenas alguns meses.

 

Houve um período em que, devido sobretudo à mineração de criptomoedas, as gráficas encontravam-se no mercado a valores consideravelmente elevados, e com o stock consideravelmente limitado. Felizmente, esses tempos já passaram, mas agora o mercado encontra-se a sentir a direção oposta.

 

Durante o primeiro trimestre deste ano, as vendas de gráficas no mercado global atingiram novos valores mínimos. De acordo com os dados da Jon Peddie Research, o envio de placas gráficas para o mercado atingiu novas quedas nos primeiros três meses do ano, sendo que tanto a AMD como a NVIDIA sentiram o impacto.

 

Durante este período, foram vendidas 6.3 milhões de unidades de gráficas, uma queda de 12.6% face ao trimestre anterior, e de 38.2% face ao ano anterior. Este é também um dos valores mais reduzidos dos últimos anos.

 

dados de gráficas enviadas para o mercado

 

Em parte, esta queda encontra-se relacionada com a inflação e dificuldades financeiras que muitos consumidores se encontram a sentir, onde os investimentos são feitos em conteúdos de maior interesse do que na compra de gráficas.

 

No entanto, as previsões apontam que, em breve, é possível que os valores voltem a aumentar. Os analistas apontam que apenas durante o terceiro trimestre deste ano devem ser sentidas melhorias nas vendas. O segundo trimestre do ano, pelo histórico, tende a ser onde se realizam menos vendas, portanto será algo que também se vai sentir.

 

Relativamente ao mercado nas diferentes marcas, a NVIDIA continua a liderar com 84% de quota, e mais de 5.29 milhões de gráficas enviadas. A AMD regista uma quota no mercado de 12%.

 

Dados de market share das fabricantes de gráficas

 

No entanto, a Intel é aqui a vencedora, que mesmo apenas contando com 4% do mercado, tem vindo a verificar um crescimento do mesmo de forma consistente nos últimos meses.

É possível que a tendência dos mercados se venha a alterar quando tanto a NVIDIA como a AMD revelarem as suas placas de nova geração, que devem trazer algumas melhorias, e podem incentivar as vendas não apenas das mesmas, mas também das gerações anteriores, que devem ficar mais baratas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech