Mesmo que o pico da pandemia tenha, entretanto, acalmado, os dados mais recentes apontam que o mercado de venda de computadores continua em força.
Segundo os dados mais recentes da empresa Counterpoint Research, o mercado das vendas de computadores pessoais continua em alta, sendo que se regista o crescimento pelo sexto trimestre consecutivo.
Durante o terceiro trimestre de 2021, as vendas de computadores a nível global aumentaram cerca de 9.3% em comparação com igual período do ano passado. No entanto, de notar que este crescimento não atingiu os dois dígitos, como tinha vindo a acontecer até agora nos trimestres anteriores.
Entre julho e Setembro deste ano estima-se que tenham sido enviados para o mercado mais de 84.2 milhões de unidades. Isto apesar de todos os problemas que ainda se verificam a nível dos semicondutores e da falta de stock de vários componentes, sobretudo gráficas.
No entanto, a análise dos dados aponta também que, ao contrário do que seria de esperar, a maioria das vendas não estão a ser feitas em formato pessoal, mas sim por parte de empresas. A maioria das vendas de computadores são registadas dentro do seio empresarial, com a segunda posição a ser tomada para os sistemas de uso pessoal.
Relativamente a marcas, a Lenovo manteve-se como a marca mais vendida no mercado, com uma quota de 23.9% e mais de 20.1 milhões de unidades enviadas. A HP encontra-se em segundo lugar, embora tenha caído 6% nos envios face ao ano anterior, com uma quota de 17.3%.
Já a Dell encontra-se com 15.2 milhões de unidades enviadas, o que representa um aumento de 30% face ao ano anterior. A Apple encontra-se na quarta posição, com 7.3 milhões de unidades enviadas, e um crescimento de 11%.
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