1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

REvil grupo ransomware

 

O grupo REvil tem vindo a chamar à atenção nos últimos meses, devido aos ataques a perfis de elevado destaque no mercado. O grupo é mais conhecido pelos seus ataques de ransomware, e recentemente terá mesmo encerrado as atividades depois de as autoridades terem conseguido obter acesso aos servidores em controlo dos mesmos.

 

No entanto, parece que os problemas ainda estão longe de acabar para o grupo. De acordo com alguns relatos, as autoridades da Alemanha terão conseguido identificar um dos principais elementos do grupo, que se acredita ter um largo controlo sobre o mesmo e que será também responsável por alguns dos maiores ataques.

 

A investigação foi feita tanto pelas autoridades como por um grupo de jornalistas, que durante meses terão seguido as transações de bitcoin do grupo, além de várias contas conhecidas de membros deste. No final, foi possível associar alguns detalhes a uma pessoa conhecida como “Nikolay K.” e a sua esposa, “Ekaterina K.”.

 

Nos perfis das redes sociais de ambos estes partilham imagens na maioria das vezes em viagens, e onde Nikolay refere que obtêm uma grande parte dos seus rendimentos através de bitcoin. Acredita-se que carteiras em controlo de Nikolay terão recebido mais de 450,000 dólares em bitcoins que derivaram diretamente de ataques que o grupo realizou, e que terão sido “mascarados” sobre outras carteiras anónimas para evitar a deteção das autoridades.

 

De notar que as autoridades da Alemanha também acreditam que Nikolai seja um membro importante dentro do grupo, sendo que as suas atividades já estariam a ser monitorizadas desde meados de 2019.

 

De relembrar que os ataques do grupo REvil foram considerados como alguns dos de maior importância no mercado, sendo o de maior destaque o que afetou a empresa Kaseya e os seus clientes, e onde os atacantes terão requerido o pagamento de 70 milhões de dólares para permitir reaver os conteúdos encriptados da empresa e dos seus clientes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech