A Microsoft tem vindo a tentar remover a capacidade dos utilizadores deixarem de colocar o Edge como navegador padrão para certas ações no sistema. As mais recentes builds do Windows 11 no programa Insider são o exemplo disso.
Recentemente programas como o EdgeDeflector deixaram de funcionar nas recentes versões do Windows 11, tendo em conta que a Microsoft bloqueou a capacidade de colocar outros programas como “padrão” para o links do Edge no sistema.
No entanto, existe agora uma forma de voltar a contornar este problema. O script “ChrEdgeFkOff”, criado pelo utilizado do GitHub aveio, tem apenas um objetivo: fazer comq eu os links dos Widgets e resultados de pesquisa no menu inicial do Windows 11 abram no navegador padrão, e não no Edge.
Este pequeno script permite que os links anteriormente focados para o Edge sejam automaticamente abertos no navegador que esteja configurado como padrão no sistema. Além disso, trata-se de uma solução consideravelmente mais simples do que recorrer a programas que permanecem em segundo plano a consumir recursos.
Tudo o que necessita de fazer é aceder ao site onde o script se encontra, no GitHub, copiando o conteúdo do mesmo. Feito isto, é necessário abrir uma janela da Linha de Comandos do Powershell no Windows, com permissões de administrador.
Em seguida, cole o conteúdo do script diretamente na janela. O mesmo deve informar que o Edge foi desativado das pesquisas e widgets. Feito isto, deverá conseguir agora abrir os links diretamente no seu navegador favorito.
Para teste, aceda ao menu inicial e realize uma pesquisa por um termo. Nos resultados da web, deverá agora verificar que estes abrem no seu navegador, e não no Edge. Para quem pretenda reverter novamente para o Edge, basta correr o script novamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!