Os utilizadores do Windows 11 dentro da União Europeia vão brevemente ter algumas mudanças na forma como o sistema gere a abertura de links em componentes do mesmo.
Como se sabe, muitas das funcionalidades existentes no Windows 11 atualmente, como os widgets, redirecionam os utilizadores para o Microsoft Edge. Mesmo que os utilizadores tenham outro navegador no sistema, e configurado como padrão, alguns dos links existentes no mesmo continuam a ser enviados diretamente para o Edge.
No entanto, a Microsoft parece estar a preparar-se para mudanças. Com a nova versão Windows 11 Insider Preview Build 23531, disponível no canal Dev, os links de componentes internos do sistema deixam de abrir diretamente no Edge, e passam agora a seguir o navegador padrão configurado no sistema.
Ou seja, funcionalidades como a pesquisa do menu inicial do sistema, ou carregar nos links dos widgets, agora abrem diretamente o navegador que esteja configurado como padrão no mesmo.
Esta alteração vai ser aplicada também no Windows 10, embora ainda sem uma data prevista de quando vai ficar disponível para todos. Acredita-se que a Microsoft tenha aplicado esta mudança com base nas regras mais apertadas da União Europeia sobre à possível competição no mercado.
Estas noticias certamente que são boas para os utilizadores na União Europeia, mas infelizmente, não se encontram disponíveis para quem tenha o Windows instalado fora desta região. A medida apenas vai ser aplicada para utilizadores que tenham o sistema instalado dentro da zona europeia – Portugal está incluído.
Espera-se que a medida venha a ser aplicada em futuras atualizações do Windows 11 nos restantes canais, e eventualmente, na versão estável do sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!