1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Brave com código por trás

 

Os bloqueadores de publicidade e de tracking pela internet atualmente baseiam os seus bloqueios em filtros, que tem de ser adaptados para não bloquearem conteúdos de scripts que podem ser importantes para o funcionamento de certos websites.

 

Esta tarefa de otimizar os filtros para todos os sites na internet pode tornar-se algo complicado de gerir, e é exatamente por isso que um conjunto de investigadores da Universidade de San Diego, juntamente com os criadores do navegador Brave, se encontram a desenvolver uma alternativa.

 

Os investigadores encontram-se a desenvolver uma nova funcionalidade que vai garantir mais segurança e privacidade durante a navegação online, ao mesmo tempo que otimiza o processo de bloqueio de conteúdos usados para esse tracking - sem comprometer o funcionamento dos sites.

 

A tecnologia, apelidada de “SugarCoat”, opta por modificar scripts usados nos websites que se visita pela Internet, invés de simplesmente bloquear os mesmos.

Ou seja, quando se verifica um script potencialmente comprometedor para a privacidade dos utilizadores, os filtros atualmente bloqueiam o carregamento do mesmo, o que pode levar a outros problemas no site. No entanto, com o “SugarCoat”, o script seria analisado e modificado localmente, removendo as partes do código que seriam usadas para tracking, sem afetar o funcionamento do restante código no mesmo.

 

alteração do código para algo privado

 

Isto permitiria que os scripts continuassem a realizar as suas tarefas base, mas os conteúdos focados na recolha de dados fossem removidos por completo. O SugarCoat é totalmente open-source e encontra-se atualmente em fase de integração com o Brave, sendo que se espera vir a verificar o mesmo em breve.

 

No entanto, apesar de o Brave ser o primeiro a adotar a tecnologia, o mesmo pode ser também adaptado para extensões ou navegadores como o Firefox e Tor Browser.

Caso tenha interesse em verificar mais detalhes técnicos sobre o funcionamento do SugarCoat, poderá analisar o relatório criado pelos investigadores da Universidade, com os vários testes e medidas que o código aplica para garantir mais privacidade online.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech