A Google revelou ter recentemente procedido com uma queixa judicial contra os gestores de uma rede botnet, a qual utilizava a rede da empresa para se propagar e realizar muitos dos ataques.
A rede botnet, conhecida como “Glupteba”, acredita-se que estaria em operação a partir da Rússia, sendo que a empresa afirma que terá infetado sistemas Windows ao longo de vários anos, usando os serviços do Google Cloud para realizar muitas das suas atividades.
Segundo a empresa, a rede botnet era responsável por distribuir malware, spyware e várias outras formas de vírus a partir das plataformas cloud da Google, infetando diferentes sistemas operativos em vários países. O objetivo principal seria o roubo de informações pessoais e dados financeiros, como dados de cartões de crédito.
Além disso, a Google afirma ainda que os operadores desta botnet estariam a usar a marca e imagem da Google para propagar vários dos esquemas, como é o caso de sites criados a imitar os sites da Google, ou campanhas de email usando os logótipos da empresa.
Até ao momento ainda se desconhecem detalhes sobre os operadores desta botnet, mas a Google afirma que terá encerrado as atividades da mesma que estariam a operar dentro dos serviços desta.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!