1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Rússia sobre falsa informação

 

A Meta confirmou ter desmantelado uma rede de contas no Facebook e Instagram, associadas com campanhas de desinformação e que se faziam passar por mais de 60 sites de notícias falsas. Esta campanha tinha como objetivo propagar desinformação fazendo-se passar como fontes credíveis junto dos utilizadores.

 

A rede tinha como alvo sobretudo utilizadores na Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Ucrânia. A grande maioria das contas partilhavam artigos de apoio ao governo russo na guerra contra a Ucrânia, além de desinformação sobre atividades da Ucrânia e dos seus refugiados.

 

De acordo com a Meta, a investigação a estas plataformas terá começado em Maio deste ano, depois de terem sido descobertos mais de 60 sites que estavam a fazer-se passar por fontes credíveis na Europa. Estes sites tinham domínios associados com nomes de entidades como a Reuters e The Guardian, além de um design bastante aproximado ao destes.

 

Sobre as redes sociais, estes partilhavam várias imagens e campanhas de memes sobre propaganda de apoio à Rússia, bem como conteúdos de desinformação sobre tal.

 

A Meta afirma mesmo que esta é uma das maiores campanhas de desinformação que a empresa já desativou desde o início da guerra na Ucrânia. No total, foram removidas do Facebook e Instagram 1633 contas de utilizadores, 703 páginas, 1 grupo e 29 contas do Instagram. As páginas tinham entre 1500 e 4000 seguidores.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech