1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Opera proteção clipboard

 

A equipa de desenvolvimento do navegador Opera encontra-se a criar uma nova funcionalidade para o mesmo, a qual pode proteger determinados conteúdos que sejam copiados da Internet e estejam presentes na Área de Transferência do sistema.

 

A nova versão do Opera 84 conta com esta nova funcionalidade, que pretende proteger conteúdos sensíveis que sejam copiados de páginas web, como é o caso de números de IBAN ou de cartões de crédito, bem como carteiras de criptomoedas.

Este novo sistema encripta todos os conteúdos que sejam colocados na Área de Transferência do Opera e considerados como “sensíveis”, evitando que outras aplicações ou até mesmo os websites possam ler essa informação.

 

Por enquanto a funcionalidade ainda se encontra em desenvolvimento, portanto existe pouca informação disponível. Mas sempre que um conteúdo seja encriptado, o navegador vai apresentar uma pequena notificação. Até ao momento também não foi revelado exatamente o que a empresa considera como “sensível”, mas os testes feitos pelo TugaTech confirmam o funcionamento em IBANs e carteiras de criptomoedas.

 

proteção da área de transferência do opera

 

Curiosamente, este sistema não parece encontrar-se a funcionar com contas de emails, senhas longas ou cartões de crédito – pelo menos de momento.

 

Mas, porque é importante este sistema?

Cada vez mais malware encontra-se focado em roubar ou substituir conteúdos que se encontrem na Área de Transferência. Como um exemplo prático, existe malware que se foca em descobrir quando o utilizador está a enviar fundos para uma carteira de criptomoeda.

 

A maioria dos utilizadores simplesmente copiam e colam a carteira para onde pretendem enviar os fundos, e é aqui que o malware entra em ação, alterando a carteira da Área de Transferência para uma diferente.

No final, o utilizador pode nem se aperceber que os dados foram alterados, e quando percebe pode já ser tarde de mais. Esta nova funcionalidade pode prevenir isso, ao colocar o conteúdo copiado numa área “segura”, evitando que seja alterado.

 

Espera-se que a função venha a ser integrada na versão estável do Opera em Janeiro de 2022.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech