Para quem procura uma alternativa mais privada ao Google e Bing, o DuckDuckGo é a melhor opção atualmente disponível. E parece que os dados mais recentes apontam que cada vez mais os utilizadores estão a pensar na sua privacidade online nas pesquisas.
De acordo com a entidade, o DuckDuckGo cresceu mais de 47% durante o ano de 2021, com mais de 100 milhões de pesquisas feitas todos os dias pelo seu sistema.
De relembrar que, ao contrário do que acontece com outros motores de pesquisa, o DuckDuckGo afirma que não recolhe nenhuma informação dos utilizadores nem das pesquisas realizadas, nem usa informações para publicidade direcionada. Invés disso, a plataforma possui publicidade, mas que é baseada nos termos das pesquisas feitas, e não nos interesses de cada um.
Além disso, o DuckDuckGo cria o seu índice de websites com base em mecanismos próprios e fontes parceiras como a Wikipédia e o Bing, mas sem incluir a Google no meio desta recolha.
Os dados apontam que, em 2020, o DuckDuckGo recebeu cerca de 23,653,663,401 pesquisas no seu sistema, com uma média de 79 milhões de termos pesquisados por dia no final de Dezembro.
Em 2021, os mesmos dados apontam que foram feitos cerca de 34.6 milhões de pesquisas ao longo do ano, com 100 milhões de termos pesquisados por dia, demonstrando um crescimento de 46.4%.
Obviamente, estes valores ainda se encontram longe de bater outros motores de pesquisa, e sobretudo a Google. Atualmente a DuckDuckGo conta com uma quota no mercado de 2.53%, seguindo-se a Yahoo com 3.3%, o Bing com 6.43% e a Google com 87.33% - sendo que estes dados são respeitantes apenas aos EUA.
A adoção de sistemas de pesquisa mais privados demonstra que os utilizadores estão a ficar mais preocupados pela forma como os seus dados são recolhidos, e como estes são utilizados para publicidade direcionada. Empresas como a Google, Facebook, Microsoft e Apple são muitas vezes criticadas pela sua recolha abusiva de informação para criar um perfil especifico dos utilizadores, que é depois usado para fins de publicidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!