1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Google tem novo sistema de indexação
Chama-se Caffeine e é o novo sistema de indexação para o motor de pesquisa Google que consegue, segundo a empresa, mais 50% de eficácia nos resultados obtidos nas buscas.

O novo sistema de indexação permite pesquisar de forma mais rápida nos conteúdos dinâmicos da Web. Para o conseguir, a Google mudou a forma como o índice funciona. No passado, o índice estava organizado por camadas. Ou seja, para actualizar uma camada inferior, os motores do Google percorriam a Web toda à procura de alterações. O índice geral do Google era actualizado de duas em duas semanas. Agora, o processo é diferente. O comunicado oficial da Google explica:

"Com o Caffeine, podemos analisar a Internet por partes e procurar ou actualizar o nosso índice de modo contínuo e global. À medida que encontramos novas páginas ou nova informação em páginas existentes, podemos adicioná-las imediatamente ao índice. Isso significa que quando procurar, vai estar a fazê-lo o mais próximo possível da versão mais recente da informação que pretende - Independentemente de quando e onde foi publicada."

Entende-se, assim, que o objectivo do Caffeine é conseguir indexar de forma mais célere os conteúdos da Web que são cada vez mais dinâmicos. Para ficarmos com uma ideia das capacidades de indexação deste novo sistema, a Google explica no mesmo comunicado: "O Caffeine processa centenas de páginas em paralelo, a cada segundo. Se fosse uma pilha de papéis teria 5 km de altura (empilhados, indexados e re-empilhados a cada segundo). O Caffeine tem quase 100 milhões de gigabytes de capacidade de armazenamento numa base de dados e acrescenta novas informações inúmeras vezes por dia. Teria que ter 625,000 de Ipods com a máxima capacidade para conseguir armazenar tanta informação. Se esta estivesse toda ligada representaria um total de cerca de 65 quilómetros. Se quisesse fazer a transferência desta quantidade de informação para o seu computador precisava de 1000 ligações de Internet  de alta velocidade ao longo do dia".
Fonte Exame Informática







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech