1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Uber falha de segurança

 

Foi recentemente descoberta uma vulnerabilidade sobre o sistema de email da Uber, que poderia permitir a qualquer pessoa enviar uma mensagem de email como sendo da entidade – o que abre portas para possíveis ataques.

 

O investigador de segurança que revelou a falha afirma que a mesma pode ser usada para afetar os mais de 57 milhões de utilizadores da Uber, sobretudo os que foram afetados pelo leak da empresa em 2016. No entanto, a Uber não parece com intenções de corrigir este problema.

 

A falha foi descoberta pelo investigador Seif Elsallamy, que através do seu blog revela que o sistema de emails da plataforma possui uma falha grave, na qual qualquer pessoa pode enviar uma mensagem como sendo da Uber. Estes emails seriam enviados diretamente dos servidores da Uber, e para os clientes de email iriam surgir como legítimos, uma vez que o são.

 

Para demonstrar a falha, o investigador enviou para si mesmo um email que estaria a ser controlado pelo mesmo, usando o domínio da Uber. Este email, uma vez que é enviado diretamente dos servidores da empresa, vai ser validado como legitimo na maioria dos clientes de email, e possivelmente chega diratemente na caixa de entrada dos mesmos.

 

Email falso da uber

 

O investigador terá informado a Uber sobre a falha, no entanto, a mesma aparenta não ter compreendido a gravidade da situação. Através do sistema de report do HackerOne, a empresa afirma que a falha encontra-se fora das aceites para validação, visto que parte de um “ataque direcionado” a funcionários da empresa e não pode ser explorada ativamente.

 

detalhes do ataque

 

No entanto, esta falha vai mais longe do que o indicado. Segundo o investigador, a falha encontra-se diretamente no sistema de envio de emails da Uber, sobre o qual uma das plataformas usadas pela empresa para o envio destas mensagens encontra-se aparentemente vulnerável. O investigador não revelou detalhes publicamente sobre a falha para evitar que esta possa ser explorada.

 

Até ao momento a Uber ainda não revelou detalhes sobre este incidente, sendo ainda desconhecido se a empresa terá ou não corrigido o mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech