1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Google Chrome segurança

 

A Google revelou que vai brevemente realizar algumas mudanças sobre o Google Chrome, limitando a capacidade de pedidos da Internet interagirem com redes locais, numa medida que a empresa considera ser benéfica para a segurança dos utilizadores.

 

A alteração vai implementar no Chrome uma nova norma estabelecida pela W3C, e conhecida como “Private Network Access (PNA)”. Esta nova norma adiciona mecanismos no navegador para impedir que sites na internet possam aceder a conteúdos em redes privadas.

 

Muitos investigadores de segurança consideram que esta nova medida vai ser uma das mais importantes a nível da segurança aplicadas no Chrome desde os últimos anos. Os ataques de websites a redes internas ocorrem praticamente desde 2010, e permitem que sites na internet acedam a recursos em redes locais, com potencial para roubo de dados.

 

Um dos ataques mais vulgares neste caso encontrava-se sobre a capacidade de um website malicioso, sem conhecimento dos utilizadores, enviasse pedidos para o router da rede local, alterando as configurações do mesmo e contornando os tradicionais métodos de login.

Isto poderia levar a roubos de dados ou alterações de configurações que colocariam em risco a segurança dos utilizadores.

 

Aplicar medidas para prevenir estes ataques não só garante uma maior segurança durante a navegação no dia a dia, como também adiciona uma camada adicional de segurança para os dados dos utilizadores.  O sistema das normas da PNA previne este género de ataques, mas não bloqueia inteiramente a funcionalidade – mas agora passa a ser necessário que os utilizadores confirmem explicitamente a autorização para determinados sites acederem a recursos locais.

 

Segundo a Google, a novidade já se encontra no Chrome 96, disponibilizado em Novembro de 2021, mas ainda não se encontra ativo por padrão. A empresa espera ativar a funcionalidade no Chrome 98 e posteriormente ativar a mesma por padrão para todos os utilizadores no Chrome 101 (previsto para Maio).

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech