1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft loves Linux

 

A ligação entre a Microsoft e o Linux nem sempre foi das melhores, mas nos últimos anos a empresa tem vindo a reforçar o seu apoio sobre a plataforma que – para muitos – pode ser considerada rival no mercado.

 

E recentemente a empresa deixou alguns planos que são sem dúvida uma boa notícia para amantes de videojogos em Linux, isto porque existem planos que partes do código do DirectX 12 – a API gráfica do Windows – venham a ficar disponíveis para o ambiente Linux.

 

Antes de mais, é importante referir que não será tão cedo que iremos ver o DirectX 12 nativo no Linux, em parte porque a Microsoft desenvolveu esta API focada para o ambiente da Xbox e, claro, do Windows. Portanto, não será provável que o código do mesmo venha a ser adaptado inteiramente para Linux.

 

No entanto, a Microsoft revela que irá brevemente começar a fornecer partes do código para a comunidade open-source, permitindo assim que o mesmo possa ser explorado para melhorar a integração de certas tecnologias no sistema.

 

Jesse Natalie, engenheiro principal de software na Microsoft, revelou recentemente que a empresa se encontra a trabalhar para adicionar e melhorar a compatibilidade de código do D3D12 sobre o OpenGL no Mesa, o que tecnicamente iria melhorar a compatibilidade da tecnologia sobre o sistema Linux.

 

Para já, as alterações feitas parecem ser focadas em permitir uma maior compatibilidade com as gráficas em ambientes de servidores Linux, possivelmente para tirar proveito das capacidades de processamento das mesmas sobre este sistema. Mas no futuro as melhorias podem ser sentidas também para os consumidores regulares de videojogos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech