Para qualquer pessoa com um smartphone, um cartão SIM é essencial para permitir a ligação com a rede da operadora que se pretende usar. Nos últimos anos, temos vindo a evoluir, sendo que alguns dispositivos atualmente contam com cartões virtuais, conhecidos como eSIM.
No entanto, agora a Vodafone dá o primeiro passo no que será uma evolução desta tecnologia, com o novo iSIM. Ao contrário do que acontece com o eSIM, onde o cartão é virtualmente introduzido nos dispositivos, o iSIM integra-se diretamente no processador do dispositivo.
A Vodafone revelou que se encontra a desenvolver esta nova tecnologia em parceria com a Qualcomm, portanto é possível que no futuro venhamos a ter equipamentos com chips da Qualcomm e suporte a iSIM.
A principal vantagem desta tecnologia encontra-se no facto que o cartão SIM, invés de físico ou de um chip dedicado, passa a ser integrado diretamente no processador. Isto permite reduzir custos e espaço no equipamento, além de tornar consideravelmente mais simples a tarefa de os utilizadores interligarem à rede de uma operadora.
Uma das principais vantagens desta tecnologia será para dispositivos da Internet das Coisas, onde será mais simples passar a ligar os mesmos à rede. De momento esta tecnologia ainda se encontra na sua fase inicial, portanto ainda se desconhece quando irá começar a ser implementada em dispositivos finais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!