Imagine que estava a jogar um título online, apenas para descobrir mais tarde que alguém teria conseguido aceder a conteúdos do seu sistema porque se ligou a um dos servidores do jogo. Foi exatamente isso que aconteceu recentemente para quem tenha jogado online o título Dark Souls.
Durante este fim de semana, a Bandai Namco revelou que todos os servidores online de PVP para o jogo Dark Souls seriam temporariamente suspensos, devido a uma falha que poderia permitir a execução remota de código nos sistemas dos jogadores.
A falha, se explorada, poderia permitir que código fosse lançado contra todos os jogadores dentro dos servidores, o que poderia ter graves consequências para os mesmos.
De acordo com o portal Kotaku, a falha foi confirmada durante uma transmissão em direto de Dark Souls 3, onde o utilizador “The__Grim__Sleeper” regista o momento em que alguém consegue executar código nos seus sistemas de forma maliciosa. Neste caso, o utilizador terá sido afetado com um código que terá usado o sistema de narração do Windows para falar diretamente no sistema.
Pouco tempo depois, vários investigadores de segurança confirmaram que o problema terá ocorrido devido a uma falha nos servidores do jogo. Acredita-se que quem atacou o streamer não terá sido um “hacker” na sua forma tradicional, mas sim alguém que tentou notificar os criadores do jogo para a falha, que já era conhecida faz algum tempo, mas foi ignorado.
Face a este problema, os servidores PvP de Dark Souls 3, Dark Souls 2, e Dark Souls: Remastered foram temporariamente suspensos até que a editora possa resolver o problema. Ainda se desconhece, de momento, por quanto tempo irão permanecer inacessíveis. De notar que os servidores para a PlayStation e Xbox não são afetados por esta falha, apenas os sistemas para PC.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!