1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

AiryxOS

 

Existem centenas de diferentes distros de Linux no mercado, mas enquanto uns tentam diferenciar-se dos restantes, outros apenas pretendem criar uma alternativa “open source” aos sistemas proprietários – seja Windows ou macOS.

 

É aqui que entra o AiryxOS, um sistema que se encontra a ser desenvolvido para copiar (ou pelo menos tentar) o macOS. O AiryxOS segue a mesma ideia que se encontra sobre o ReactOS, um sistema que se encontra a ser desenvolvido de raiz como alternativa ao Windows (neste momento, ao Windows Server 2003). A diferença será que, neste caso, o AiryxOS foca-se em clonar o macOS da Apple.

 

Em desenvolvimento pelo programador Zoë Knox, o AiryxOS é baseado no FreeBSD, e conta com algumas características que pretendem focar o mesmo como uma alternativa ao macOS. Seja tanto a nível de design como de funcionalidades, já que o foco deste sistema passa por criar uma camada de compatibilidade com as aplicações do macOS, permitindo que as mesmas possam correr de forma nativa no sistema.

 

airyOS

 

Como seria de esperar, o desenvolvimento ainda se encontra numa fase bastante inicial, e portanto a compatibilidade com programas do macOS ainda é bastante reduzida e longe de perfeita. O sistema também se encontra sobre forte desenvolvimento, portanto não é recomendado para uso do dia a dia.

 

Mas para quem o pretenda testar, o download pode ser feito a partir do site oficial do mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech