1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Sistema Nas da internet

 

A fabricante QNAP, conhecida por ter vários produtos na área dos equipamentos NAS, encontra-se a alertar os donos dos mesmos para desativarem temporariamente a ligação dos seus dispositivos NAS à internet.

 

Segundo a empresa, encontra-se a propagar pela internet um novo ransomware, conhecido como “DeadBolt”, que se foca em dispositivos da QNAP inseguros. A empresa confirmou que uma falha no software permite que o ransomware possa infetar os dispositivos, levando a que os conteúdos do sistema – e de outros dispositivos na rede – possam ser comprometidos.

 

A QNAP alerta que a falha pode permitir aos atacantes executar código de forma remota, o que leva a que se possa levar à instalação do ransomware no sistema. Os dados dos utilizadores ficam, à partida, encriptados e mensagens de ransom são deixadas visíveis para os utilizadores com dados de pagamento.

 

Todos os dispositivos NAS da QNAP com o sistema QTS 4.5.3 ou QuTS Hero h4.5.3 (ou anteriores) estão vulneráveis a serem atacados por ransomware, sendo nestes que se recomenda que os equipamentos sejam desligados da ligação à Internet.

 

Tendo em conta a utilização deste género de dispositivos, é normal que muitos utilizadores coloquem os mesmos ligados diretamente via a LAN. No entanto, também existe quem ative a ligação remota dos mesmos, para permitir o acesso a ficheiros em formato remoto e a partir de qualquer lugar. Serão estes utilizadores que se encontram especialmente vulneráveis a este problema.

 

Além disso, a empresa recomenda ainda que os utilizadores verifiquem se o software dos seus dispositivos NAS se encontra atualizado para a versão mais recente. O download da versão mais recente do software também pode ser descarregado a partir do site da QNAP, com a instalação manual depois.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech