O WhatsApp pode estar sobre novos problemas junto das autoridades Europeias, agora que as mesmas encontram-se a lançar uma nova investigação contra o serviço, derivado da recolha que o mesmo realiza dos dados dos utilizadores.
De forma recente, o WhatsApp passou por algumas fases complicadas a nível da privacidade, sobretudo devido a uma mudança sobre os seus termos, onde supostamente a empresa iria poder recolher dados dos utilizadores para usar com outras plataformas da Meta – nomeadamente com o Facebook.
A medida foi de tal forma preocupante para os utilizadores, que levou mesmo a uma saída em massa para plataformas rivais como o Telegram e Signal, com milhares de utilizadores a deixarem as suas contas na plataforma da Meta.
No entanto, as autoridades europeias encontram-se agora a questionar a Meta mais detalhes sobre o que realmente se encontra a ser recolhido do serviço. A Agência Sueca do Consumidor, com apoio da Comissão Europeia, revelou que pretende que o WhatsApp esclareça algumas questões associadas com esta suposta recolha de dados.
Entre as questões colocadas encontram-se:
- Como o WhatsApp garante que os consumidores podem entender as consequências de aceitar os termos de serviço atualizados;
- Como o WhatsApp usa os dados pessoais dos consumidores para fins comerciais e se os consumidores entendem que o WhatsApp compartilha esses dados com outras empresas do Facebook e Meta ou terceiros;
- Como o WhatsApp garante que os consumidores possam rejeitar os novos termos de serviço, especialmente porque as notificações persistentes no aplicativo levam os consumidores a aceitar as respectivas alterações;
- Quais medidas o WhatsApp pretende tomar em relação aos consumidores que já aceitaram os termos de serviço atualizados na falsa presunção de que isso era necessário para poder continuar a usar a aplicação.
Estas questões devem agora ser respondidas até Março de 2022, sendo que as autoridades vão depois analisar as mesmas para determinar se as medidas legais foram tomadas da melhor forma.
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