1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Android bateria com impressão

 

A bateria é talvez um dos pontos mais importantes de qualquer smartphone. Afinal de contas, pouco se faz do hardware se a bateria não acompanhar essa necessidade.

 

No entanto, com o tempo, é normal que a autonomia venha sempre a cair aos poucos, fazendo com que um dispositivo que antes até aguentava um dia inteiro com a sua carga possa vir a ficar drasticamente prejudicado. Ou, por outro lado, existe sempre quem queira poupar um pouco mais para ter aquela carga final extra.

 

Para ambos os casos, hoje trazemos uma pequena dica que pode ajudar nesse fim.

O Android conta com um conjunto vasto de funcionalidades úteis, mas igualmente outras que acabam por ficar em segundo plano de forma desnecessária. Uma delas será o serviço de impressão. Senão pense: quantas vezes costuma imprimir algo diretamente do smartphone para uma impressora?

 

Se a resposta é “nenhuma” ou “poucas vezes”, então esta solução é para si. Por padrão, o Android possui o serviço de impressão em segundo plano ativo, ficando lentamente à procura de impressoras na rede – o que, obviamente, gasta sempre bateria.

 

A solução?

Desativar esse serviço. E o processo pode ser mais simples do que imagina.

Para tal, basta aceder às Definições > Ligações e Partilha > Impressão.  Dentro desta opção deve encontrar uma que refere “Serviço de Impressão Predefinido”. Será aqui que deve desativar a funcionalidade.

Se tudo correr bem, o serviço deve agora encontrar-se como desativado, e está feito.

 

desativar serviço de impressão do Android

 

O processo pode variar conforme o seu sistema, embora na maioria dos casos tenhamos verificado que os passos são idênticos. Se necessário, pesquise invés disso nas Definições pelo termo "Impressão".

 

É um processo relativamente simples para algo que muita gente não utiliza. E mesmo que o resultado final possa variar, manter esse serviço desativado pode ajudar e não custa de usar.

 

Quanto à autonomia que pode ganhar com este processo, irá variar bastante. Em alguns dispositivos, os utilizadores reportam que se nota uma redução significativa no uso da bateria, dando alguns minutos preciosos de autonomia extra no final. Em outros, a diferença pode ter nenhum impacto ou visível de todo – mas, tal como referido anteriormente, não custa manter desativado se não usa.

 

O impacto?

O único impacto desta medida será se utiliza o seu smartphone para imprimir diretamente. Com a funcionalidade desativada o Android não vai encontrar a sua impressora, e necessita de manualmente voltar a ativar o serviço. Se usa esta funcionalidade de forma recorrente, deve ponderar se a tarefa de manualmente ativar o serviço compensa ou não.

 

Qual foi o seu resultado?

Deixe nos comentários se conseguiu uma poupança adicional da bateria.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech