1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome 98

 

No início de Janeiro a Google começou a disponibilizar a nova versão do Google Chrome 97, contando com várias novidades e melhorias. Uma dessas melhorias foi a nova API do teclado, que tanto a Apple como a Mozilla negaram a sua implementação nos seus navegadores por considerarem que a mesma era “demasiado invasiva” para a privacidade.

 

Tendo em conta os períodos de lançamento do navegador, hoje prepara-se a chegada do novo Chrome 98. E apesar de não ter grandes alterações para os utilizadores finais que sejam imediatamente visíveis, ainda possui alguns pontos importantes de se verificar.

 

A nova versão do Chrome 98 vai chegar com suporte para COLRv1 nas fontes, o que irá tecnicamente permitir o uso de melhores capacidades visuais em vetores de fotos – como é o caso de uso de gradientes de cor, letras coloridas e até mesmo transformações em letras consideravelmente pequenas.

A Google afirma que o COLRv1 vai também trazer melhorias a nível de otimização. O Noto Color Emoji, por exemplo, normalmente possui um tamanho total de 9MB, mas pode ser reduzido para menos de 1.85MB usando esta nova tecnologia.

 

No entanto, nem todos estão agradados com esta novidades. A Apple já demonstrou que esta nova tecnologia poderá trazer vários problemas para quem use sistemas baseados no WebKit – que será o motor base que o Safari usa dentro dos sistemas da Apple.

A equipa responsável pelo projeto da Apple aponta várias críticas a esta implementação, as quais podem causar problemas de compatibilidade entre os diferentes navegadores no mercado, sobretudo os que se encontram sobre o ecossistema da Apple.

 

Apesar destas críticas, tudo aponta que o COLRv1 vai manter-se como o padrão para o Chrome 98 em diante. A nova versão do navegador da Google encontra-se prevista de começar a ser distribuída durante o dia de hoje, portanto basta ficar atento à atualização durante as próximas horas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech