1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ciberataques

 

Ainda dentro do conflito que se encontra a viver entre a Ucrânia e a Rússia, o governo ucraniano terá começado recentemente a pedir ajuda para proteger as suas infraestruturas de ciberataques.

 

De acordo com a Reuters, o governo encontra-se a apelar à comunidade de “hackers” e segurança digital para ajudarem na proteção das infraestruturas vitais da rede ucraniana. Isto é ainda suportado com vários pedidos deixados em fóruns online e da dark web, requerendo apoio comunitário.

 

Yegor Aushev, cofundador da empresa Cyber Unit Technologies, afirma que depois de uma ordem do Ministério da Defesa da Ucrânia este terá começado a contactar várias entidades com pedidos de ajuda para a proteção das redes do pais.

 

As mensagens enviadas em várias plataformas online apelam à ciber comunidade para que possam tomar parte na defesa digital do pais.

Aushev afirma ainda que, para quem pretenda ajudar, será feita uma distribuição entre diferentes equipas digitais, seja para coordenação de defesas ou de ataque contra os possíveis ciberataques da Rússia.

 

O objetivo das linhas de defesa será evitarem ataques sobre infraestruturas consideradas como críticas, onde se encontram serviços de energia e água, bem como de transportes e comunicações. Quanto ao grupo de ataque, o objetivo será a realização de ciber espionagem e a monitorização de ataques ofensivos contra a Rússia.

 

É importante relembrar que, em 2015, as infraestruturas elétricas da Ucrânia foram algo de um forte ataque, que deixou milhões de cidadãos da cidade de Kyiv sem acesso a eletricidade por mais de uma hora. Na altura, acreditava-se que os ataques teriam sido realizados por autoridades associadas com o governo Russo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech