Conforme os ataques dos militares russos continuam a avançar pelo solo ucraniano, as autoridades começam agora a ponderar mover algumas das infraestruturas críticas do governo da Ucrânia para outros países, juntamente com dados sensíveis do mesmo.
De acordo com a agência Reuters, as autoridades da Ucrânia encontram-se a preparar para todas as eventualidades, e uma delas será a possibilidade das autoridades russas terem acesso a documentos sensíveis do governo, ou ás próprias infraestruturas físicas onde se encontram os sistemas locais.
Segundo as autoridades, estas encontram-se de momento a traçar os planos de defesa para essas mesmas infraestruturas. No entanto, não se encontra excluída a possibilidade desses sistemas serem migrados para outros países, juntamente com os seus dados, caso seja necessário e para evitar o roubo por parte das forças russas.
De notar que as autoridades na Ucrânia já terão movido alguns dos sistemas críticos para o funcionamento das infraestruturas do governo para zonas remotas da Ucrânia, onde as forças militares russas não terão fácil acesso.
O governo russo terá recebido várias propostas de entidades na Europa que estariam prontas a receber os dados das entidades russas, mas para já não são avançados detalhes sobre a origem das mesmas.
Apesar de poucos dados relativos à migração serem conhecidos, acredita-se que as autoridades na Ucrânia poderão proceder à mudança física dos próprios servidores, ou transferência de conteúdos em plataformas de armazenamento removíveis. Isto tendo em conta que a transmissão via a internet de tais documentos pode revelar-se complicada ou prejudicada pela segurança.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!