1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Bandeira da Ucrânia

 

Durante esta semana, uma das principais estações de rádio na Ucrânia, associada ao governo, foi alvo de um ataque, tendo difundido por várias horas desinformação relativamente ao presidente Zelenskiy.

 

De acordo com as autoridades locais, o ataque terá ocorrido aos servidores da TAVR Media, tendo afetado a transmissão do sinal para diferentes regiões. De notar que a TAVR Media opera um conjunto de rádios na Ucrânia, entre as quais a Hit FM, Radio ROKS, KISS FM, Radio RELAX, Melody FM, Nashe Radio, Radio JAZZ, Classic Radio, e Radio Bayraktar.

 

A mensagem indicava que Zelenskiy estaria num estado critico de saúde, e sobre tratamento intensivo médico. O comunicado da empresa, e do próprio presidente horas mais tarde, refere no entanto que a informação partilhada não seria verdadeira, e que a mesma terá sido difundida como parte de um ataque coordenado contra a mesma.

 

mensagem da rádio ucrânia

 

A partir do Instagram, Zelenskyi publicou um pequeno vídeo onde negava as informações transmitidas pela rádio, indicando que as mesmas estariam relacionadas com mais uma campanha de desinformação das autoridades russas. No vídeo Zelenskyi demonstrou como estava no escritório e que se encontrava bem de saúde.

 

Este género de campanhas de desinformação tem vindo a ser vulgares, com entidades atacadas exatamente para propagarem desinformação sobre as duas partes. Estes conteúdos podem surgir nos mais variados formatos, seja através de uma informação de rádio ou até mesmo recorrendo a conteúdos deepfake.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech