1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

componentes eletrónicos  sobre luzes azuis

 

Os mercados a nível mundial ainda continuam a ter problemas na produção e stock de chips, e parece que os conflitos entre a Ucrânia e a Rússia não devem aliviar estes problemas.

 

Para a produção de chips é necessário usar gás néon, sendo este um passo fundamental para a produção destes componentes. O problema encontra-se no facto que cerca de metade do fornecimento de néon a nível mundial é realizado pela Ucrânia – concretamente por duas empresas locais.

 

De acordo com a agência Reuters, estas duas empresas terão agora encerrado as suas produções e distribuições, o que pode vir a agravar o mercado dos chips de forma considerável. Os dados do portal Techcet demonstram que mais de 50% da produção de néon é fornecida pela Ucrânia para o continente, e esta medida vai agora ter impactos severos na produção de chips.

 

Uma das empresas em questão será a Ingas, que se encontra sediada na cidade de Mariupol, que nos últimos dias tem vindo a ser fustigada por constantes ataques de mísseis russos. Foi também na cidade de Mariupol que os mísseis russos atingiram um hospital e maternidade, causando centenas de feridos e vítimas mortais.

 

A segunda empresa será a Cryoin, que se encontra localizada na cidade de Odessa. Apesar de esta cidade ainda não ter sido diretamente atacada, o fornecimento de néon terá sido suspenso no mesmo dia em que a invasão por parte da Rússia ocorreu.

 

De notar que, apesar de a Ucrânia ser um dos principais fornecedores de néon a nível mundial, a maioria dos fabricantes admite manter um vasto stock do mesmo para eventualidades. Como tal, é possível que o impacto não seja sentido de forma imediata, mas poderá vir a ser caso os problemas entre os dois países se mantenham por um longo período de tempo.

 

Este problema junta-se ainda à crise no mercado dos chips que se tinha vindo a sentir desde a pandemia, e que nos últimos meses ainda se acreditava que poderia vir a estabilizar. Mesmo que as fabricantes de chips consigam o stock de néon necessário para manter a produção, será certamente previsível que os preços dos chips voltem a sofrer aumentos no futuro próximo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech