1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook com cadeado sobre o ícone de segurança

 

A Meta recentemente começou a realizar algumas alterações sobre o Facebook, focadas em garantir mais segurança para as contas dos utilizadores. Uma dessas medidas era o Facebook Protect, uma ação da empresa focada em ativar a autenticação em duas etapas.

 

A ideia por detrás do Facebook Protect não é inteiramente errada. A autenticação em duas etapas é uma das melhores formas dos utilizadores protegerem as suas contas de possíveis ataques, e deve ser algo que qualquer utilizador deve ativar.

 

No entanto, a forma como a Meta se encontra a implementar a funcionalidade é longe de ideal, estando agora a deixar muitos utilizadores com as suas contas bloqueadas, ou sem acesso imediato.

O problema encontra-se no facto que o Facebook Protect, para os utilizadores que sejam selecionados para terem o mesmo ativado, não é algo opcional. Cada utilizador deve ativar a funcionalidade até um determinado dia, altura em que a sua conta fica indisponível.

 

Ou seja, que não tenha ativado o Facebook Protect, fica impossibilitado de usar a sua conta do Facebook até que ative o mesmo. E é exatamente aqui que os problemas começaram a surgir, pois muitas das contas que estavam selecionadas para tal começaram recentemente a ser bloqueadas por não ativarem.

 

exemplo de utilizador do Facebook bloqueado da sua conta

 

Não ajuda igualmente que muitos utilizadores tenham perdido as notificações ou emails para ativar o Facebook Protect, o qual é enviado por um email legitimo do Facebook, mas com um título que aparenta praticamente ser de spam, e ainda sublinha o facto que a funcionalidade deve ser ativada ou os utilizadores perdem acesso à conta – algo também vulgar em emails de phishing ou spam.

 

Para a maioria dos utilizadores, a data limite de ativação desta funcionalidade era o dia 17 de março, e terá sido a partir do mesmo que os problemas se começaram também a registar em mais larga escala.

 

Mas nem mesmo para quem ative a funcionalidade se encontra livre de problemas. Isto porque também existem utilizadores que estão a reportar não terem capacidade de aceder às suas contas depois de ativarem o Facebook Protect. Em causa encontra-se o facto que, apesar de estarem a usar os códigos de autenticação que a própria Meta fornece, estes não são aceites pelo sistema.

 

erro no uso do sistema de autenticação do Facebook Protect

 

Como seria de esperar, as críticas à implementação do sistema estão longe de terminar, e conforme mais utilizadores acedam às suas contas possivelmente devem continuar a aumentar nos próximos tempos, ao verificarem que estão “temporariamente bloqueados” de usarem a rede social.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech