A Google recentemente alterou a forma como é possível realizar a pesquisa por imagens no Chrome, passando a usar o Google Lens para essa tarefa, invés do tradicional sistema de pesquisa de imagens do motor de pesquisa da empresa.
Apesar de existirem vantagens em usar o Google Lens, a alteração também veio dar outro foco numa funcionalidade da empresa e a aumentar ainda mais a publicidade que os utilizadores estão expostos.
O Google Lens é, sem dúvida, uma ferramenta útil para encontrar conteúdos pela web, mas ao mesmo tempo a integração com o Chrome facilita também que os utilizadores tenham mais publicidade quando tentam realizar uma pesquisa reversa pelo navegador.
Isto acontece porque o Google Lens, além de realizar a pesquisa pela imagem, também identifica produtos que estejam visíveis na mesma, dando a possibilidade aos utilizadores de adquirirem os mesmos pela plataforma de compras da Google. Obviamente, esta direta integração com os serviços da Google favorece a empresa.
No final, a mudança pode ser vista como uma faca de dois gumes. Por um lado, realmente o Google Lens integrado diretamente com o Chrome permite encontrar imagens idênticas ou similares muito mais rapidamente. Além disso, o próprio Lens permite mais funcionalidades – como a capacidade de selecionar apenas uma parte da imagem para pesquisa, ou até copiar o texto que esteja na mesma.
Mas por outro lado, esta alteração também abre portas para que os utilizadores estejam mais expostos a publicidade, e também leva diretamente os rendimentos para a Google.
Qual a sua opinião? Considera que o Lens pode ser uma funcionalidade útil de usar no Chrome?
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