A Rússia continua a enfrentar vários problemas derivado da invasão da Ucrânia, com diversos países e entidades a aplicarem sanções ao pais. Com isto em mente, a Rússia pode agora estar a voltar-se para as criptomoedas como uma forma de resolver o problema.
Numa recente entrevista, Pavel Zavalny, presidente da Comissão de Energia da Rússia revelou que o pais encontra-se a aceitar pagamentos de países “amigos” no setor da energia e petróleo em criptomoedas, nomeadamente bitcoin.
Estas declarações levaram rapidamente a uma alta das principais criptomoedas no mercado, que seguiam em tendência de queda de valor nas últimas semanas por incerteza dos mercados mundiais.
De relembrar que os EUA bloquearam a importação de praticamente todo o gás e óleo da Rússia, devido à invasão da Ucrânia. No entanto, ainda se desconhece se a União Europeia pretende seguir a mesma ideia, tendo em conta que existe uma forte dependência do gás russo para o continente.
É importante notar que a ideia da Rússia começar a aceitar criptomoedas para pagamento de óleo e gás não será algo novo. Na verdade, segundo o especialista Nic Carter, da Coin Metrics, a Rússia tem vindo a preparar-se para uma transição neste sentido desde meados de 2014.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!