1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Intel Arc chip da placa

 

A Intel revelou finalmente mais detalhes sobre as suas futuras placas gráficas a chegara ao mercado dos computadores portáteis. Como se sabe, a empresa tinha vindo a desenvolver as suas gráficas dedicadas da linha Arc, e agora chegam os detalhes que muita gente esperava sobre as versões para portáteis.

 

As placas Intel Arc devem chegar tanto a desktops fixos como portáteis, mas agora a empresa revelou detalhes sobre a linha A, que serão os modelos focados para um consumo de energia mais reduzido.

 

Sobre toda a familiar de GPUs ARC da Intel, estes são baseados na arquitetura de cores XE, XE Media Engine, XE Display Engine, e XE Graphics Pipeline. Todas as placas gráficas da linha Arc devem contar com suporte para DirectX 12 Ultimate, ray tracing, XE Super Sampling, AV1 e mais.

 

Os cores XR são baseados na arquitetura XE HPG (High Performance Graphics), que conta com 16 256-bit Vector Engines, 16 1024-bit Matrix Engines e ainda 192KB de memoria partilhada. Já o XE Media Engine foi criado para suportar as principais aplicações de vídeo, com suporte para conteúdos até 8K a 10-bit e HDR, além de um conjunto de codecs populares como VP9, AVC, HEVC, AV1, entre outros.

Por sua vez, o XE Display Engine foi criado para gerir a saída de imagem em até dois monitores 8K a 60 Hz, quatro ecrãs 4K a 120H ou um único ecrã a 1440p e 360Hz.

 

novas placas intel arc

 

As novas A350M e A370M serão as apostas da empresa para o mercado dos computadores portáteis e dispositivos que necessitem de reduzido consumo de energia das placas. Estas encontram-se, no entanto, preparadas para suportarem uma grande lista de jogos em 1080p e entre 60 e 90 FPS.

A A350M encontra-se preparada para usar entre 25 a 35 watts, contando com seis cores XE e uma velocidade de clock de 1,150 MHz, juntamente com 4GB de memoria GDDR6.

 

detalhes das gráficas intel arc

 

Por sua vez, a A370M será focada para portáteis um pouco mais exigentes, contando com um consumo de energia entre 35 e 50 watts, oito cores XE, uma velocidade de clock de 1550 MHz e os mesmos 4GB de vRAM.

Na apresentação da empresa, esta deixou ainda detalhes sobre as futuras Arc 5 e Arc 7, mas estas serão lançadas apenas durante o verão.

 

A empresa também revelou que as novas placas vão ser acompanhadas pelo Arc Control, que será uma espécie de software de controlo das mesmas, similar ao GeForce Experience da Nvidia. Neste painel os utilizadores poderão controlar alguns dos aspetos da placa e o seu desempenho em diferentes jogos.

 

A Intel afirma ainda que se encontra a trabalhar diretamente com parceiros para criar drivers otimizadas para os jogos mais recentes no mercado, e que promete ainda manter as atualizações consistentes para o futuro.

 

detalhes completos da intel arc placas gráficas

 

A empresa revelou ainda a tecnologia Deep Link, que permite, em hardware Intel no mesmo sistema, aproveitar a gráfica integrada dos processadores da marca para retirar um extra de desempenho quando necessário.

 

O primeiro dispositivo a chegar ao mercado com as novas gráficas da Intel Arc será o Samsung Galaxy Book 2 Pro, sendo que este ponto marca também a chegada (finalmente) da Intel ao mercado gaming.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech