Cada vez mais surgem casos de burlas pela internet, nos mais variados formatos, que podem acabar por enganar as vítimas em valores consideravelmente avultados. E os dados parecem confirmar exatamente isso.
De acordo com o Portal da Queixa, durante os primeiros três meses de 2022 registou-se um aumento de 325% no número de reclamações em compras online sobre lojas do Facebook e Instagram, em comparação com igual período do ano anterior.
Na maioria das vezes as vítimas apenas percebem que foram enganadas quando os produtos que adquiriram não chegam depois de um longo período de espera, ou quando a loja original é bloqueada ou apagada das plataformas.
Segundo o Portal da Queixa, a criação de lojas online por estas plataformas é consideravelmente simples de ser realizada, o que leva a que pessoas mal intencionadas possam rapidamente criar uma plataforma usada para este género de esquemas, com um alcance consideravelmente elevado. As vítimas são quase sempre utilizadores com desinformação sobre como este género de esquemas funcionam, algo que é aproveitado por quem engana.
Uma das vítimas destes esquemas afirma que terá pago mais de 190 euros para uma compra numa loja do Instagram, mas que nunca chegou a ver os produtos que adquiriu porque a loja deixou de existir.
Como sempre, existem algumas medidas que qualquer consumidor deve ter em atenção antes de realizar uma compra online. Uma delas será avaliar o preço do produto e suspeitar de qualquer um que esteja com valores consideravelmente reduzidos – ou com descontos praticamente impossíveis.
Além disso, tenha atenção ao próprio formato da loja, ao feedback da mesma e à atitude do vendedor. Antes de realizar a compra, tente entrar em contacto com a loja e verifique se existem meios de contacto direto.
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