1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

BleachBit windows

 

O Windows conta com várias ferramentas que ajuda a realizar a limpeza de “lixo” do sistema, mas nem sempre estas são as mais eficientes – ou até seguras. A Limpeza do disco existente no Windows tem vindo a melhorar consideravelmente com cada nova versão, mas ainda se encontra longe de ser perfeita.

 

Mas existe uma solução consideravelmente mais avançada, que além de ser inteiramente gratuita, respeita ainda a privacidade dos utilizadores e não requer serviços em segundo plano. Na verdade, é inteiramente open-source portanto qualquer um pode ver o que a mesma se encontra a realizar.

 

O BleachBit é uma excelente solução para quem pretenda realizar uma limpeza avançada do Windows 10 e 11. Esta aplicação permite selecionar uma lista avançada de objetos considerados como “lixo” do sistema, que não estão a fazer nada no mesmo para além de ocupar espaço.

 

A aplicação possui uma interface simples de usar. Basta selecionar o que se pretende limpar, verificar a descrição e avançar com o processo. Sempre que uma opção mais avançada seja selecionada, onde possa ocorrer a perda de dados ou ter algum efeito indesejado, surge uma pequena janela de alerta a informar o utilizador disso mesmo.

 

limpeza com o BleachBit

 

A aplicação tenta limpar o máximo de ficheiros desnecessários do sistema que seja possível, ao ponto de até eliminar ficheiros de backup que algumas apps criam e permanecem no disco sem uso.

Existem diferentes categorias para se selecionar a limpeza, tanto para o Windows como para várias aplicações instaladas no mesmo.

 

A lista de aplicações suportadas para limpeza é bastante extensa por padrão. No entanto, a comunidade de desenvolvimento do programa também ajuda neste ponto. Para os utilizadores que pretendam mesmo uma limpeza séria do sistema, podem ativar nas definições a importação do ficheiro “winapp2.ini”, que permite adicionar mais de 2500 configurações de limpeza para as mais variadas aplicações no mercado.

 

opção para limpeza avançada

 

Este ficheiro é constantemente atualizado pela comunidade para garantir a limpeza de “lixo” no mais variado género de aplicações – e também para áreas extra no próprio Windows que não se encontram por padrão.

 

Como acontece com qualquer aplicação de limpeza, é recomendado que os utilizadores tenham atenção ao que se encontram realmente a remover. Este conta com uma opção de “pré-visualizar” os conteúdos a remover antes de efetivamente limpar os mesmos, o que pode revelar-se útil para tal.

 

Existem ainda ferramentas mais avançadas, como a limpeza do espaço livre no disco, que sobrescreve todo o espaço livre do disco para remover a possibilidade de se recuperar ficheiros que tenham ficado no mesmo.

 

Os interessados podem fazer o download a partir do site original da aplicação. De notar que se encontra disponível a aplicação de setup ou portátil, dependendo se pretende instalar diretamente a app no sistema de forma mais permanente ou usar a mesma diretamente de uma pen.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech