Houve um tempo em que os protocolos NetBIOS e LLMNR foram largamente usados para configurar redes de sistemas baseados em Windows, mas ao longo do tempo, estas tecnologias têm vindo a ser substituídas por alternativas como o mDNS.
A pensar nisso, a Microsoft encontra-se agora a planear começar a descontinuar o suporte do NetBIOS e LLMNR sobre as futuras versões do Windows, focando-se assim em tecnologias mais modernas.
A Microsoft informa que vai começar a descontinuar o uso destes dois protocolos em futuras versões do Windows, antes de os desativar completamente, para permitir melhorar a segurança dos equipamentos e das redes, bem como reduzir o load das redes locais devido ao uso das mesmas.
A empresa afirma ter conhecimento de locais onde estas tecnologias ainda são usadas em formato real e para fins práticos, mas a desativação será o passo necessário para também forçar os administradores de redes locais a transitar para a versão mais recente do mDNS.
De notar que a Microsoft já começou este processo de descontinuação sobre as builds mais recentes do Windows, onde o NetBIOS se encontra agora em modo de “fallback”, sendo usado apenas quando as queries de mDNS e LLMNR falharem.
Por agora a alteração aplica-se apenas ao NetBIOS, mas espera-se que venha a surgir também para o LLMNR no futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!