1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Password em papel

 

O futuro pode passar por deixar de lado as senhas. Pelo menos é essa a ideia da Google, que no Dia Mundial da Senha revelou que tem planos para começar a implementar sistemas onde seja possível aos utilizadores realizarem o login nas suas contas… sem senhas.

 

As senhas ainda são um meio de login bastante usado nos dias de hoje para praticamente todos os serviços online. E têm vindo a ser como tal faz bastante tempo, mas seguindo a mesma ideia da Microsoft, a Google começou recentemente a testar a implementação de sistemas de autenticação que deixam de lado as tradicionais senhas.

 

O objetivo da empresa passa por simplificar a tarefa de login para os utilizadores, além de fornecer mais proteção das contas e permitir o login a partir de qualquer dispositivo. Tudo o que os utilizadores necessitariam era de ter um smartphone à mão, usando o mesmo para iniciar a sessão e sendo este usado como uma “chave” para aceder à conta.

 

senhas e FIDO chaves

 

O dispositivo iria ser responsável por armazenar a chave FIDO, que seria necessária para os utilizadores validarem as suas sessões e poderem aceder às suas contas. Basicamente, apenas com o seu smartphone iria conseguir aceder à conta, sem a necessidade de guardar uma senha separada.

A Google pretende que este sistema comece a ser implementado a partir de 2022, possivelmente com o avanço para o publico em geral em 2023.

 

De notar que esta ideia não é algo novo no mercado. A Microsoft recentemente também começou a testar permitir o login nas suas contas sem a necessidade de uma senha, usando a aplicação do Microsoft Authenticator para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech