1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Password em ecrã de login

 

Mesmo com todos os alertas, algumas das senhas mais usadas no mundo ainda são também as menos seguras. Mas engane-se quem pense que estas senhas são usadas apenas por utilizadores com poucos conhecimentos técnicos da Internet…

 

De acordo com um estudo realizado pela empresa NordPass, existem vários executivos de grandes empresas a nível mundial que fazem parte da lista de utilizadores que usam senhas comicamente simples de adivinhar – e muitas vezes em sistemas que deveriam ter alguma proteção extra.

 

Os dados da empresa de segurança analisaram mais de 290 milhões de roubos de dados a nível mundial, de forma a criar uma lista das senhas mais usadas por executivos em várias entidades. Isto inclui pessoas que trabalham diretamente no patamar mais elevado de uma empresa, desde CEOs a CFO, CTO, etc.

Curiosamente, as senhas mais usadas não diferem muito do que se encontra nos utilizadores em geral. Entre as senhas mais usadas encontram-se a tradicional “123456” e “password”. Da lista fazem ainda parte as “12345” ou “qwerty”.

 

senhas usadas por executivos

 

Existe ainda a tendência a serem usadas senhas com nomes pessoais, tendo em conta que da lista fazem ainda parte nomes como “Tiffany”, “Michael” e “Charlie”. Figuras mitológicas também parecem fazer a preferência destes utilizadores, com termos como “Dragon” e “Monkey” a surgirem no topo.

 

Escusado será dizer que estas senhas são consideravelmente simples, e nunca devem ser usadas em plataformas de autenticação – mesmo que sejam de forma privada. Este género de senhas são logo as primeiras que muitos sistemas tentam usar para realizar o login nos serviços, e como consequência são também as que possuem mais probabilidade de levar a roubos de contas e de informações importantes.

 

Isto será ainda mais grave se tivermos em conta que estamos a falar de cargos executivos, que muitas vezes possuem acesso a informações sensíveis de uma empresa ou dados que podem permitir acesso a outras plataformas que contêm essa informação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech