Por muitas medidas de proteção que sejam implementados nos sistemas, a segurança ainda passa pela necessidade de usar senhas que sejam consideradas seguras, sobretudo quando estas dizem respeito a áreas sensíveis de uma empresa.
No entanto, a prática nem sempre é seguida, e ainda existem muitas entidades que continuam a usar senhas inseguras para acessos “diários” a ferramentas internas, como portais de gestão e outras.
De acordo com um estudo da Outpost24, o qual analisou cerca de 1.8 milhões de senhas usadas por administradores de sistemas em diferentes locais, cerca de 40.000 das entradas nos registos correspondiam à senha “admin” – o que indica que ainda existe uma tendência para até mesmo especialistas usarem esta senha “padrão”.
A empresa de segurança afirma que a analise partiu de registos que foram roubados de malware focado em roubo de dados de login, e portanto, que se focam em nomes de utilizador e senhas diretamente. Algumas das senhas não se encontravam em texto plano, mas tendo em conta que eram relativamente simples de decifrar, poderiam mesmo assim ser identificadas.
Além de “admin”, a tendência continua a ser usar senhas de baixa segurança em geral. Por exemplo, a segunda senha mais usada é “123456”, seguindo-se “12345678” e “1234”, ou a tradicional “Password”.
Como sempre, a principal forma de combater esta tendência passa por incentivar o uso de senhas seguras, independentemente do local onde estas sejam implementadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!