Foi hoje confirmado pelo Ministério das Finanças que na próxima semana a carga fiscal aplicada aos combustíveis vai ser reduzida. Espera-se descidas de 0,5 cêntimos no caso da gasolina e de 0,3 cêntimos no caso do gasóleo sobre a taxa do ISP nos combustíveis em relação à do IVA de 13% - tal como acontece todas as semanas.
Durante a próxima semana, segundo o executivo, espera-se o alívio global temporário da carga fiscal sobre os combustíveis, totalizando 21,8 cêntimos por litro de gasóleo e 25,1 cêntimos por litro de gasolina.
As novas taxas vão agora manter-se por duas semanas, sendo que a próxima reestruturação será feita a 17 de junho. No entanto, apesar desta descida da carga fiscal, está já previsto que os preços dos combustíveis vão aumentar a partir da próxima segunda feira.
As gasolineiras encontram-se a preparar para o aumento de 14 cêntimos por litro na gasolina e 12 cêntimos no gasóleo. Esta subida prende-se sobretudo com o aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais, que voltou a subir durante esta semana depois da aprovação de um novo pacote de sanções à Rússia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!