1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware logo

 

Os cibercriminosos encontram-se sempre à procura de novas formas de tentar afetar o máximo de utilizadores possíveis, e uma tendência que tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos tempos encontra-se sobre malware criado para aplicações especificas.

 

De acordo com os investigadores da empresa Zimperium, existe cada vez mais malware para Android que se foca em apps especificas, na sua grande maioria apps de entidades bancárias e pagamentos online, com o objetivo de roubar dados das mesmas.

Este género de malware é consideravelmente mais perigoso, uma vez que não se foca em tentar obter o máximo de dados possíveis de forma aleatória, mas sim focado em apps em particular, e com código criado especificamente para roubar dados das mesmas.

 

Segundo o relatório, existe malware focado para 26 das mais usadas aplicações de pagamento em Portugal, que quando instalado em dispositivos Android, tenta roubar dados das mesmas. Entre as aplicações encontram-se as associadas com algumas das principais entidades bancárias em Portugal.

 

dados do estudo sobre apps maliciosas

 

Um dos exemplos encontra-se sobre o malware Octo e ExobotCombatD, que apesar de terem sido criados em 2017, ainda se encontram a ser usados ativamente nos dias de hoje para os mais variados géneros de ataques.

 

Como sempre, os utilizadores devem ter extremo cuidado sobre o local por onde descarregam as suas aplicações para Android, evitando sempre fontes desconhecidas ou pouco confiáveis. Apesar de a Play Store da Google não ser perfeita em nível de segurança, ainda assim será consideravelmente mais segura para instalar novas aplicações que outras fontes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech