As maiores empresas do ramo da tecnologia juntam-se aos esforços da Comissão Europeia de reduzir a desinformação propagada pela internet.
Cerca de 34 empresas e entidades terão assinado um novo acordo do Código de conduta relativamente a desinformação na internet, em conjunto com a Comissão Europeia. Entre os nomes de empresas que apoiam esta medida encontra-se a Google, Meta, Microsoft, TikTok, Twitch, Twitter, entre outras.
O objetivo passa por criar um código de conduta que pretenda combater os conteúdos de desinformação sobre os mais variados temas – embora o foco atual seja a desinformação relativamente à guerra entre a Rússia e Ucrânia.
As empresas que se comprometam sobre o novo código de conduta prometem realizar mais esforços para combater a desinformação e sobretudo a forma de rentabilização desses conteúdos – como é o caso de impedir a apresentação de publicidade nesses conteúdos.
Este acordo inclui ainda medidas para combater contas de spam, bots e falsas contas usadas para difundir a desinformação a ainda mais pessoas. As empresas devem ter uma nova forma de combater esse género de partilhas – além de que todas as empresas podem partilhar mais rapidamente informações que possam ajudar investigadores ou até outros participantes no programa do código de conduta.
Os participantes neste novo Código de conduta possuem seis meses para começarem a implementar medidas para combater essa desinformação, pelo que se espera que algumas medidas comecem a surgir já no inicio de 2023.
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