A Microsoft confirmou que vai descontinuar o desenvolvimento da sua tecnologia de reconhecimento facial com foco na identificação de emoções, tendo por base várias justificações para tal.
Segundo a empresa, esta tecnologia irá ser descontinuada tendo em conta as várias questões levantadas a nível do uso de IA para avaliar as emoções dos utilizadores, e as respetivas questões a nível da privacidade.
A Microsoft afirma que este sistema possuía o potencial para ser usado em discriminação e casos de abuso, algo que vai contra os ideais da empresa. Além disso, não existe um consenso sobre a classificação de diferentes emoções, pelo que estas podem ser facilmente interpretadas de diferentes formas pelo sistema.
A empresa afirma que vai deixar de permitir a novos clientes usarem a framework desta tecnologia, sendo que os atuais clientes possuem até ao dia 30 de Junho de 2023 para deixarem de usar a mesma.
De notar que a Microsoft não é a única empresa que deixou de trabalhar num projeto de reconhecimento facial devido aos potenciais abusos a que essa tecnologia poderia levar. A IBM também deixou de desenvolver os seus projetos neste campo depois de terem sido levantadas questões relativas ao potencial uso da tecnologia para violações dos direitos humanos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!