1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Ucrânia em phishing

 

A Ucrânia encontra-se a passar por um dos períodos mais complicados da sua história, desde que a Rússia invadiu a mesma e iniciou a guerra com o pais. No entanto, as autoridades locais ainda se encontram focadas em terminar com as práticas ilegais que ocorrem dentro das suas fronteiras.

 

Recentemente as autoridades ucranianas revelaram ter detido um grupo criminoso, responsável por criar mais de 400 sites de phishing, sobre pretexto de ajuda humanitária para o pais. O grupo criava e partilhava pela internet páginas associadas com supostos pedidos de ajuda para várias entidades no pais, pedindo donativos.

 

No entanto, os fundos eram depois enviados para os criminosos, não para fins humanitários. Além disso, eram ainda roubados dados financeiros associados com as vítimas, como é o caso de cartões de crédito, os quais eram depois usados para os mais variados fins.

 

 

Estima-se que o grupo tenha conseguido reunir mais de 3,360,000 dólares retirados de 5000 vítimas ao longo dos últimos meses. Em grande parte, o grupo aproveitava-se do período que a Ucrânia está a viver, e das ajudas externas, para tentar enganar as vítimas sobre falsos pretextos.

 

As autoridades não revelaram como as vítimas eram aliciadas para introduzir os dados nos sites, mas acredita-se que tenha sido através do uso de spam e mensagens enviadas por redes sociais.

 

Os detidos do grupo encontram-se agora sujeitos a penas de prisão até 15 anos pelas atividades realizadas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech