O mercado dos smartphones tem vindo a registar alguns problemas nos últimos tempos, numa tendência que começou com a pandemia e apenas se tem vindo a agravar. Em parte, praticamente todos os trimestres se tem vindo a registar quedas nos envios para o mercado de novas unidades.
E mais uma vez, a tendência parece voltar a repetir-se. De acordo com os dados mais recentes da empresa de análise do mercado Canalys, o envio de smartphones para o mercado mundial caiu quase 9% durante o segundo trimestre de 2022, em comparação com o ano anterior.
A empresa afirma que, por entre os motivos para este abrandamento nos envios, encontra-se sobre o clima de incerteza dos mercados e a inflação em geral, acompanhado ainda pelo facto que os fabricantes continuam a ter um grande leque de produtos em stock por distribuir – sobretudo na gama intermédia.
Além disso, os consumidores também abrandaram consideravelmente os períodos entre upgrades para novos dispositivos, tendo em conta que os smartphones têm vindo a ficar também mais robustos. Enquanto que as empresas gostavam de ver os consumidores a adquirir novos produtos todos os anos, hoje em dia cada vez mais se mantêm o mesmo smartphone por mais longos períodos de tempo.
Junta-se ainda a crise dos semicondutores e da produção em geral, derivado dos bloqueios na China, e existe assim uma receita para possíveis problemas na indústria, o que se comprova com as constantes quedas que foram registadas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!