O GitHub encontra-se sobre uma onda de críticas por parte da comunidade de programadores, depois de ter revelado que iria começar a adicionar cookies de tracking sobre alguns dos seus subdomínios, sobretudo os usados para material promocional da plataforma.
A medida foi revelada este mês, sendo que a empresa confirmou que iria adicionar cookies “não essenciais” a alguns locais da sua plataforma a partir de Setembro, tendo ainda fornecido um período de 30 dias para comentários por parte da comunidade.
Até agora, a política do GitHub apontava eu a plataforma apenas colocava cookies estritamente necessários para os utilizadores sobre toda a sua plataforma, seguindo as práticas de privacidade da Internet. No entanto, com a recente mudança, a partir de 1 de Setembro de 2022 serão colocados cookies não essenciais de tracking em subdomínios usados para marketing, como é o caso de resources.github.com.
A empresa afirma que estes cookies irão ajudar a empresa a melhorar os seus conteúdos e a personalizar a experiência dos utilizadores pela plataforma em geral. No entanto, a medida tem vindo a ser vista com críticas por parte da comunidade, mesmo que não afete o domínio principal da mesma.
As principais críticas surgem sobre o facto que estes cookies podem ser usados para tracking e apresentação de publicidade direcionada aos utilizadores, e mesmo que apenas se encontrem sobre os subdomínios usados para marketing da empresa, ainda assim serão uma forma de recolha de dados da mesma.
A maioria dos utilizadores que comentaram esta decisão demonstram-se contra a mesma, alegando que a medida será mais uma imposição por parte da Microsoft para a plataforma como forma de usar os dados obtidos para os mais variados fins de publicidade.
É importante notar que a medida apenas vai afetar quem aceda a serviços considerados como “Enterprise” dentro da plataforma – ou seja, a medida não vai afetar as plataformas onde a maioria dos utilizadores continuam a aceder no dia a dia para os seus projetos e conteúdos.
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