O Ethereum sofreu uma das maiores mudanças de sempre na história da criptomoeda – ou até do mercado das criptomoedas como um todo. No que ficou conhecido como “The Merge”, a moeda virtual passou para um formato mais ecológico, deixando para trás o Proof of Work (PoW) e passando para Proof of Stake (PoS).
Uma das principais vantagens nesta mudança encontra-se sobre a redução no uso de energia pela criptomoeda, que se estima ser 99% inferior – uma vez que deixa de ser necessária a mineração. No entanto, depois da Merge ter sido realizada, o mercado ainda se encontra bastante instável a nível de preços.
Pouco depois do processo ter sido concluído, o preço da criptomoeda caiu, tendência que se manteve nos últimos dias – e acompanhou também um pouco do mercado em geral. Apesar de os valores terem aumentado um pouco nas últimas horas, ainda se encontram com bastantes flutuações.
Atualmente a criptomoeda encontra-se a 1360 dólares por unidade, o que corresponde a cerca de 15% menos do valor que se encontrava antes da “Merge” ter sido realizada. Em parte, isto acontece porque os investidores na criptomoeda podem não estar inteiramente convictos que a mudança será benéfica para a mesma.
De notar que, antes da Merge ter sido realizada, vários mineradores apontaram críticas para a medida, mas em parte estas foram tidas em conta que as atividades que estes realizavam deixaram de ser viáveis. Com o novo formato PoS, deixa de ser necessária mineração, o que tecnicamente indica que estes mineradores deixam de ter uma fonte de rendimento para os equipamentos que possuem.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!