A Meta encontra-se novamente com problemas relacionados com a privacidade, e desta vez por alegadamente violar as políticas de privacidade da Apple.
A Apple integra no seu sistema operativo uma funcionalidade conhecida como App Tracking Transparency (ATT), que pretende ajudar os utilizadores a garantirem mais privacidade durante o uso de apps no mesmo. Basicamente, este sistema exige que o utilizador autorize a recolha de dados por apps de terceiros no sistema, bem como a forma como esses dados são partilhados.
Se os utilizadores não derem permissão para que a partilha de dados seja realizada, a aplicação não deve realizar essa tarefa. Além disso, caso seja descoberto que uma aplicação se encontra a realizar a recolha de dados sem a autorização no sistema, pode ser sujeita aos termos da App Store, o que inclui a remoção da plataforma.
Ao que parece, a Meta não estava a seguir bem estas regras, estando agora a ser acusada de tentar contornar o sistema da Apple para realizar a recolha de dados através das suas aplicações.
De acordo com a Bloomberg, dois utilizadores do Facebook terão recentemente processado a Meta por violar a privacidade dos mesmos, sobre o fundamento que a empresa estaria a tentar contornar o sistema de privacidade da Apple ao usar o navegador integrado da app.
Este navegador é usado sempre que os utilizadores acedem a um link no Facebook ou Instagram, mas os utilizadores afirmam que a Meta estaria a violar a privacidade dos mesmos ao realizar a recolha de dados a partir desse método.
Teoricamente, usando este navegador integrado, a Meta pode recolher diversa informação sobre os utilizadores, incluindo os sites que estes visitam, quais os links que carregam e de onde foi feito o acesso, o que alegadamente viola os termos da Apple e da App Store.
Curiosamente, em resposta a este caso, a Meta confirmou que realiza a recolha de atividade do navegador, mas que o processo não é feito sobre a recolha de dados pessoais dos utilizadores. Teoricamente, nada impede a empresa de realizar a recolha desses dados, mas esta afirma que não o realiza, recolhendo apenas informação estatística genérica.
É importante relembrar que a Meta foi uma das primeiras empresas a demonstrar-se contra a implementação do sistema de privacidade da Apple, considerando que o mesmo iria prejudicar os utilizadores e as pequenas empresas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!