1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Frontier supercomputador

 

Atualmente o Frontier é considerado um dos computadores mais rápidos alguma vez construído. Este supercomputador é capaz de realizar tarefas complicadas com uma capacidade de processamento nunca antes vista.

 

No entanto, por detrás de todo este processamento, nem tudo corre como deveria. Isto porque o supercomputador, apesar de toda a sua utilidade, apresenta falhas diárias. Esta configuração foi deixada pelo próprio diretor da entidade responsável pelo Frontier.

 

No total, o supercomputador conta com 9408 nodes HPE Cray EX235a, os quais contam cada um com um processador AMD Trento 7A53 Epyc de 64 cores, 512 GB de RAM DDR4, quatro placas AMD Instinct MI250X com 128 GB de memória HBM2e cada. No total, este supercomputador conta com 602,112 cores de processadores, 8,138,240 GPU cores e 4.6 PB de memória DDR4 e HBM2e.

 

Em Maio deste ano, o sistema foi capaz de atingir a escala de 1.102 ExaFlops/s de processamento, sendo que o mesmo tem vindo a ser usado para os mais variados estudos científicos no Tennessee.

 

No entanto, este processo está longe de acontecer sem problemas. De acordo com o portal Inside HPC, o supercomputador possui falhas praticamente todos os dias, embora tal seja considerado “normal” para um sistema deste género. Tendo em conta o número de componentes que necessitam de ficar interligados, as falhas são algo recorrente no processo de um supercomputador, e segundo a entidade responsável pelo mesmo, passar um dia sem uma falha geral no sistema é um feito a relembrar.

 

Apesar de alguns rumores darem conta que as falhas poderiam estar relacionadas com as placas gráficas usadas no supercomputador, a entidade afirma que tal não é o caso. A gráfica usada nos nodes do supercomputador é uma das mais avançadas existentes no mercado, mas não é a causadora dos problemas – o problema é mesmo a interligação entre todos os sistemas, que numa escala como o que acontece no Frontier eventualmente leva a possíveis problemas.

 

Seja como for, o Frontier continua a ser um dos sistemas mais avançados que existe, e o supercomputador mais rápido que foi desenvolvido no mercado até ao momento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech